Efeito do Salbutamol na capacidade de difusão pulmonar
Código: SS-46
- Data: 04-02-2011 00:00:00
Resumo:
Introdução: Nos últimos anos tem-se assistido a um aumento de patologias obstrutivas das vias aéreas. Estudos que demonstrem o efeito de uso de broncodilatador na capacidade de difusão alvéolo-capilar pelo Monóxido de Carbono (DLCO), têm sido de baixo número, e com resultados divergentes.
Objectivo: Avaliar se existe alteração da DLCO e difusão corrigida para o volume alveolar (DLCO/VA), após a administração de Salbutamol.
Metodologia: Amostra foi constituída por 89 indivíduos, recolhida entre Fevereiro e Abril de 2010, no Centro Hospitalar Lisboa Norte. Medições espirométricas e da DLCO foram obtidas antes (Medição A) e após a inalação do broncodilatador (Medição B). Avaliou-se a variação dos valores da DLCO e DLCO/VA, nas variáveis idade, género, patologia de base e gravidade da patologia obstrutiva. No tratamento dos dados foi utilizado o programa Statistical Package for Social Sciences versão 17. Utilizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov para testar a normalidade da distribuição da amostra, o t-test para avaliar a presença de alterações nas medições da DLCO e DLCO/VA antes e após a administração do broncodilatador e o teste ANOVA para avaliar a presença de alterações nas patologias de base.
Resultados: Os resultados sugerem que não há diferenças estatisticamente significativas no valor da DLCO (p=0,057) e DLCO/VA (p=0,098) após a administração do Salbutamol, excepto nos doentes com patologia obstrutiva grave na DLCO (p=0,034), e em doentes com Sarcoidose na DLCO/VA (p=0,037).
Conclusão: Os resultados deste estudo apontam para que a utilização do broncodilatador (Salbutamol) não provoque alterações significativas nos valores da DLCO ou DLCO/VA, mas foi possível observar que existe melhoria significativa nos doentes com obstrução grave (DLCO), e em doentes com Sarcoidose (DLCO/VA).
Ricardo Prista Monteiro
ESSCVP
Ismael Nicolas Arranhado
ESSCVP
Liliana Raposo
Centro Hospitalar Lisboa Norte – Hospital Pulido Valente; Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa
Nuno Raposo
3Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental – Hospital Santa Cruz; Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa