Valgo dinâmico do joelho em praticantes de skateboard
Código: SS-193
- Data: 24-01-2018 00:00:00
Resumo:
A estabilidade articular do membro inferior é crucial na prevenção de lesões. O objetivo deste estudo foi descrever se a prática de skateboard, pelo uso de uma superfície instável, promove maior estabilidade articular do membro inferior medida pelo valgo dinâmico do joelho, quando comparada com população não praticante. Complementarmente pretendeu verificar-se se o estilo (regular e goofy) influencia a mesma estabilidade.
A amostra foi composta por 1026 saltos (342 saltos unipodais direitos, 342 saltos unipodais esquerdos e 342 saltos bipodais) realizados por 18 participantes masculinos (nove praticantes e nove não praticantes; com média de idades de 20 ± 3.5 anos). O estudo do valgo dinâmico do joelho foi realizado durante a fase de receção ao solo de saltos verticais, realizados em dois ambientes distintos (bipodais e unipodais).
Verificou-se uma diferença significativa (p<0.01) entre os praticantes e não praticantes de Skateboard no que diz respeito ao aumento do valgo dinâmico do joelho, apresentando-se este mais acentuado nos praticantes. Observou-se no estilo goofy, uma maior tendência de valgo do joelho significativa (p<0.01).
A prática dos skateboard não parece aumentar a estabilidade articular do membro inferior como medido pelo valgo dinâmico do joelho. Esta ausência de relação pode ser devida a estratégias de adaptação às diferentes tarefas contidas nesta modalidade incluindo a receção ao solo. Este aumento pode ser considerado tanto como um aumento do risco de lesão do joelho, com maior expressão no estilo goofy, ou como a adaptabilidade do sistema à tarefa, podendo ser antes um indicador de diminuição do mesmo risco.