Espirometria em idade pré-escolar
Código: SS-114
- Data: 10-01-2014 00:00:00
Resumo:
A espirometria tem sido utilizada ao longo das últimas décadas como modo de avaliação da função respiratória em adultos e crianças, maioritariamente aplicada a indivíduos com idades superiores a seis anos. Atualmente, um número significativo de trabalhos tem vindo a reportar sucesso no treino das crianças em idade pré-escolar (dos dois aos seis anos), na realização de espirometria. O objetivo da presente revisão de literatura foi analisar os artigos mais recentes e relevantes no que diz respeito à realização de espirometria em idade pré-escolar, identificando quais são os critérios a avaliar na realização da espirometria bem como as normas de controlo de qualidade que melhor se aplicam a esta faixa etária.
Foram procurados trabalhos na base de dados Pubmed, tendo sido analisados 30 artigos, após exclusão dos trabalhos que não se incluíam na temática a abordar.
Os parâmetros a avaliar neste grupo são diferentes dos utilizados nos adultos, sugerindo-se a valorização do FEV0.5 e FEV0.75 em detrimento do FEV1 devido à incapacidade destas crianças na manutenção do tempo expiratório superior a 1 segundo. O parâmetro que mais parece influenciar a determinação das equações de referência é a altura da criança. É importante recorrer a programas de incentivo que demonstraram ser eficazes na melhoria da colaboração para a realização da espirometria.
Os métodos de interpretação da espirometria mostraram ser diferentes entre crianças e adultos, utilizando-se preferencialmente no primeiro grupo, os Z-scores. Prevê-se num futuro próximo a validação da utilização desta técnica nesta faixa etária, bem como a sua aplicação na prática clínica diária.
Liliana Andrade e Raposo
ESSCVP