ISSN 2183-4253
 
Instruções aos Autores
DISPOSIÇÕES GERAIS
Direitos de autor
Todos os autores devem ter contribuído de forma significativa no desenho global do estudo ou na execução do trabalho descrito. A Salutis Scientia considera todos os autores responsáveis pelo conteúdo do manuscrito na sua íntegra, manuscrito esse que se deverá revestir de caráter de originalidade. Indivíduos que apenas deram assistência, i.e., forneceram amostras, reagentes, preencheram questionários ou criticaram o manuscrito, não devem ser incluídos na lista de autores, mas podem ser listados na secção de Agradecimentos.  

Considerações éticas
O incumprimento de questões éticas e/ou experiências inapropriadas ou não justificadas pode ser razão suficiente para a rejeição do manuscrito. Trabalhos de investigação biomédica que envolvam seres humanos devem incluir uma declaração na secção de Método/ Metodologia em como foi obtido um consentimento informado. Da mesma forma, experiências que envolvam animais devem ter sido realizadas sem causar sofrimento aos mesmos, sob licença apropriada e os detalhes devem ser incluídos na secção de Método/ Metodologia.
TIPOLOGIA DE MANUSCRITOS ADMISSÍVEL
Artigos originais de investigação
O texto deve ser organizado nas seguintes secções: Resumo, Introdução, Método/ Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusões/ Considerações finais, Agradecimentos e Referências.
O resumo não deve exceder 250 palavras.

Artigos e comunicações breves
O texto deve ser corrido (sem secções).
O resumo não deve exceder 100 palavras.

Artigos de revisão (de literatura, sistemática, de meta-análise)
O resumo não deve exceder 250 palavras.

Artigos de opinião (por convite)
O resumo não deve exceder 100 palavras.

Casos clínicos
O texto deve ser organizado nas seguintes secções: Resumo, Introdução, Caso clínico, Discussão. O resumo não deve exceder 100 palavras.
NORMAS DE PUBLICAÇÃO 
Formatação
- O documento deve ser submetido em português ou inglês
- O artigo deverá respeitar a formatação do documento modelo em formato Word.
- Nas citações de texto original (diretas), o texto deve figurar entre aspas simples (')
- Os vocábulos estrangeiros deverão ser apresentados em itálico, e não entre aspas, salvo quando se tratar de citações de textos.

Resumos
Todos os tipos de manuscritos devem apresentar o resumo em português e em inglês.

Agradecimentos
Todos os resultados apresentados previamente em congresso científico ou noutro contexto público devem ser mencionados na secção de Agradecimentos, indicando o contexto, local e data de apresentação. O nome dos indivíduos listados nos Agradecimentos deve aparecer por extenso. As fontes de financiamento devem ser referidas nesta secção.

Citações e Referências
À medida que vão sendo citadas, as fontes vão sendo numeradas da seguinte forma: citação1. A lista final de Referências do artigo deve respeitar a mesma ordem. No caso de citações diretas deverá acrescentar-se a indicação da página de início da citação: 'citação direta' 2(p. 13).

As referências das citações devem ser apresentadas na secção Referências, obedecendo ao Sistema Vancouver de referenciação, isto é, obedecendo à mesma ordem pela qual foram introduzidas no artigo. O autor é responsável pela exatidão de todas as referências.

Em baixo, apresentam-se alguns exemplos mais comuns da formatação que deve utilizar:

Artigo de Periódico
1. Passier L, McPhail S. Work related musculoskeletal disorders amongst therapists in physically demanding roles: Qualitative analysis of risk factors and strategies for prevention. BMC Musculoskelet Disord. 2011; 12:24.

Artigos até 6 autores, citam-se todos os autores. Artigos com mais de 6 autores, citam-se os 3 primeiros seguidos de et al. 

Livro
2. Smith P. The emotional labour of nursing revisited. Can nurses still care? Hampshire: Palgrave Macmillan; 2011.

Capítulo de livro
3. Canavarro M. Gravidez e maternidade: Representações e tarefas de desenvolvimento. In: Canavarro, editor. A Psicologia da gravidez e da maternidade. Coimbra: Quarteto, 2001; p. 17-49.

Tese (não publicada) 4. Vieira M. A importância ética da decisão no cuidar em Enfermagem. Dissertação de Mestrado em Enfermagem [tese não publicada]. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Ciências da Saúde; 1994.

Fonte (documento, site,  imagem) online
5. Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease [GOLD]. Global strategy for the diagnosis, management, and prevention of chronic obstructive pulmonary disease. 2013 [citada 2020 10 29]. Disponível em: http://www.goldcopd.org/uploads/users/files/GOLD_Report_2013_Feb20.pdf

Lista de Tabelas e Figuras
Deve ser apresentada uma lista das tabelas e figuras (numeração árabe separadamente para tabelas e figuras), na página imediatamente seguinte à das Referências. Cada tabela ou figura deve ser acompanhada de um título e legenda (ex. definições de abreviaturas) de modo a serem compreendidas e interpretadas sem recurso ao texto.

Tabelas e Figuras
As tabelas e figuras devem ser apresentadas por esta ordem, no fim do artigo, sequencialmente e devidamente identificadas.

Abreviaturas
O uso de abreviaturas deve ser evitado à excepção das unidades do Sistema Internacional. Outras abreviaturas podem ser utilizadas devendo sempre ser escritas por extenso na primeira vez que surgem.

Os manuscritos podem ser rejeitados, sem revisão, caso apresentem deficiência na língua portuguesa ou falta de conformidade com as normas de publicação.
SUBMISSÃO/ REVISÃO DE MANUSCRITOS
Processo de submissão
As submissões à Salutis Scientia devem ser enviadas por via eletrónica, para o e-mail: salutisscientia@esscvp.eu

O artigo, as tabelas e as figuras devem ser enviadas num único ficheiro Word, pela ordem referida.
Qualquer submissão tem que ser acompanhada da Declaração dos Autores onde conste que todos os autores leram e concordaram com a versão do manuscrito que foi submetida e que este ou grande parte dele não foi publicado ou submetido para publicação a outra revista. Este documento tem que ser assinado por todos os autores.

Qualquer material ou ilustração previamente publicada tem que ser acompanhado de uma autorização por escrito do detentor dos direitos de autor.

Estes documentos devem ser enviados por correio eletrónico para a Revista (salutisscientia@esscvp.eu).

Processo de revisão
Quando um manuscrito é submetido à revista, é-lhe atribuído um número (e.g., SS-1). Referir sempre este número para troca de correspondência com a Editora. É da responsabilidade do autor indicado para receber a correspondência, informar os restantes autores do andamento do processo de submissão, revisão e publicação.

Todos os manuscritos submetidos para publicação são considerados confidenciais. Os artigos que cumprem as normas da revista são revistos por dois revisores qualificados da área científica onde o artigo se insere.

A decisão da Editora relativamente à aceitação, rejeição, ou modificações requeridas será enviada por e-mail ao autor que recebe a correspondência.  
A submissão da versão modificada é feita eletronicamente para o email: salutisscientia@esscvp.eu e deverá ser acompanhada de um documento com as respostas às críticas dos revisores, ponto por ponto.

Após aceitação, o manuscrito será publicado com a maior brevidade possível.

1 de Julho de 2020
Apoios: