Melhoria da adesão à vigilância de saúde da mulher numa unidade de saúde familiar em Portugal
Código: SS-152
- Data: 23-11-2015 00:00:00
Resumo:
Introdução: Realizou-se um ciclo de melhoria da qualidade numa Unidade de Saúde Familiar (USF) em Portugal no intuito de determinar o nível de qualidade na adesão à vigilância de saúde da mulher.
Metodologia: Foi efetuada uma avaliação baseada em critérios de qualidade através de um estudo quasi-experimental do tipo antes-depois. Foram selecionados os critérios - C1: As mulheres atendidas na USF devem realizar o exame periódico de saúde e/ou consulta de planeamento familiar; C2: As mulheres grávidas devem realizar a primeira consulta médica de vigilância durante o primeiro trimestre de gravidez; C3: As mulheres grávidas devem ter pelo menos seis consultas de enfermagem; C4: As mulheres inscritas na USF devem ter a citologia cervico-vaginal atualizada. A avaliação inicial foi realizada em abril de 2011 e, após um ano, foi feita a reavaliação. Descreveram-se as estimativas pontuais e intervalos de confiança de 95% (±) do cumprimento de cada critério, a melhoria absoluta e relativa e analisou-se a significância estatística da melhoria identificada.
Resultados: Após a intervenção, a frequência absoluta de não conformidades diminuiu de 98 para 41, o que corresponde a uma melhoria de 23,7%.
Conclusão: O início do ciclo de avaliação revelou oportunidades de melhoria. A equipa empenhou-se na reorganização das atividades, com base em boas práticas clínicas e organizacionais o que se traduziu em ganhos em saúde para as mulheres utilizadoras da Unidade.
Maria Teresa Antunes
Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Norte, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Lisboa, Portugal