A segurança da vacinação contra a Covid-19 na gravidez
Código: SS-277
- Data: 01-07-2022 00:00:00
Resumo:
Introdução: A criação de uma vacina contra a Covid-19 foi o objetivo mundial e a via para dar resposta às necessidades da humanidade no controlo da pandemia por SARS-CoV-2. Foi necessária a criação de estratégias de vacinação em massa e de critérios abrangendo ao máximo toda a população, incluindo grávidas e crianças, de uma forma segura. Em Portugal, a 12 de julho de 2021, as grávidas foram consideradas população elegível para a vacinação contra a Covid-19, apesar de até esse momento não terem sido realizados ensaios clínicos da vacina contra a Covid-19 em grávidas.
Objetivo: Determinar a segurança da vacinação contra a Covid-19 em mulheres grávidas.
Metodologia: Foi realizada uma revisão da literatura nas bases de dados científicas e nos sites das entidades reguladoras nesta área para identificar a evidência disponível sobre a segurança da vacinação contra a Covid-19 em grávidas, até novembro de 2021.
Resultados: A vacina tem um papel fulcral na prevenção da infeção e na sintomatologia grave nas grávidas, quando infetadas pelo SARS-CoV-2. Os estudos desenvolvidos até ao momento evidenciam que os eventos adversos nesta população são semelhantes aos da população em geral.
Conclusão: Nestes estudos verificou-se que as vacinas são seguras quando administradas durante a gravidez.
Andreia Batista
ACES Oeste Sul – UCC de Torres Vedras
Mónica Bandeiras
ACES Oeste Sul – UCSP Torres Vedras
Patrícia Serrano
ACES Oeste Sul – UCSP Runa